Todo projeto de decoração que leva em consideração o conforto térmico, design e proteção aos mobiliários conta com a instalação de uma cortina ou persiana como solução principal para controle da luz natural e de privacidade. Além dessas funcionalidades, é importante optar por um modelo que tenha tecnologia alinhada com a personalidade aos ambientes.
Mas nem sempre é uma tarefa simples escolher entre cortina e persiana. É preciso considerar uma série de variáveis e basear a decisão no estilo de vida, proposta arquitetônica, disposição dos móveis e muitos outros fatores.
Isso porque cada produto se difere e tem suas funcionalidades específicas. Veja algumas orientações para saber qual produto escolher para o seu projeto.
Dicas para escolher entre cortina ou persiana
Confira abaixo algumas dicas para entender quando é mais indicado escolher cortina e quando é melhor escolher persiana.
Quais as funcionalidades das cortinas?
De tecidos como voil, veludo, poliéster ou seda, as cortinas possuem um acabamento mais clássico e romântico e podem ser uma ótima opção quando a proteção contra raios solares mais intensos é necessária, seja de maneira parcial ou total.
LEIA MAIS: Poliéster, linho, algodão ou viscose: qual o melhor tecido para cortina
Ideais para todos os ambientes, de salas de estar a quartos e banheiros, as cortinas são uma alternativa também para janelas maiores – como varandas ou ambientes amplos. Afinal, permitem uma visão limpa e sem barreiras.
Além disso, as cortinas podem receber tecidos mais pesados, a exemplo do modelo blackout, e tecnologias como ações antibacterianas e controle acústico. Destaque também para os xales, que podem render combinações belíssimas e agregar valor à decoração.
LEIA TAMBÉM: Como fazer a limpeza de cortinas com facilidade
E quais as funcionalidades das persianas?
Igualmente importantes, as persianas são ideais para quem prefere uma decoração mais moderna e despojada. Além de permitir um eficiente controle da entrada de ar e luz, aumentando a privacidade do ambiente, elas são práticas e podem ser encontradas em diferentes cores, texturas e formatos.
Outro diferencial são os materiais de sua composição. De madeira ou alumínio, as persianas conferem sofisticação aos ambientes e alta eficiência no controle dos raios solares.
Ainda não sabe qual elemento escolher?
A escolha entre cortina ou persiana deve ser sempre baseada no tipo de ambiente e, principalmente, no estilo de vida. Há quem prefira manter os espaços com mais privacidade; e há quem opte por modelos mais leves e com possibilidade de visão externa.
Nesse sentido, é importante também levar em consideração o tipo de abertura da janela e o tamanho do cômodo, bem como os móveis que compõem o ambiente.
CONTINUE LENDO: Passo a passo para limpeza e manutenção de persianas
Por que escolher as cortinas da Hunter Douglas?
Criada em 1919, a Hunter Douglas está sempre em busca de novos materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias para desenvolver produtos cada vez mais sofisticados que melhorem a vida dos usuários.
Com isso, a Hunter Douglas tornou-se líder em decoração de janelas, com mais de 500 combinações inovadoras e modernas de cortinas e persianas.
Algumas linhas possuem cinco anos de garantia e tratamento antiestático, capaz de inibir o acúmulo de partículas de poeira nos tecidos e ampliar a durabilidade dos produtos. Acesse a página de cortinas da Hunter Douglas e conheça todos os produtos!